Governo de SP inicia a construção de um novo piscinão em Franco da Rocha
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou hoje (08) a ordem de serviço para o início da construção do piscinão TG-09, localizado no córrego Tapera Grande, em Franco da Rocha. Essa ação visa a redução do risco de enchentes na região, beneficiando também o município de Caieiras, com um investimento de R$ 110,9 milhões pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
O piscinão TG-09 ocupará uma área de 73,2 mil m², com mais de 600 metros de extensão e capacidade para acumular 420 mil m³ de água das chuvas, evitando enchentes em regiões urbanas. A previsão do DAEE é de que as obras comecem ainda este mês e sejam concluídas em 24 meses.
ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Franco da Rocha
Além da assinatura da ordem de serviço para o início das obras do piscinão, foi inaugurada hoje (08) uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em Franco da Rocha. A ETE terá capacidade para atender a 115 mil pessoas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e da saúde pública na região.
Com investimentos de R$ 40,3 milhões da Sabesp, a nova estação de tratamento de esgoto tratará, inicialmente, uma média de 200 litros de efluentes por segundo. Durante a fase de testes, o índice de tratamento de esgoto em Franco da Rocha passou de zero para 40%. Com o início da operação, a taxa de tratamento chegará a 65%, com possibilidade de universalização e tratamento de 100% dos efluentes. A estação também melhorará a condição ambiental do rio Juquery, que deságua no Tietê.
ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Caieiras
Atualmente, as obras da ETE Caieiras, localizadas na região próxima ao terreno onde ficava o antigo MAC, encontram-se paralisadas e não há informações concretas sobre quando serão retomadas pela Sabesp. Vale ressaltar que Caieiras conta apenas com a ETE Laranjeiras, inaugurada em 2020, que trata cerca de 30% do esgoto produzido no município.