Festa do Trabalhador 2018. Foto: Reprodução/Facebook

Caieiras celebra o Dia do Trabalhador sem nenhuma programação oficial por parte da Prefeitura

Hoje, 1º de Maio, é o Dia Internacional do Trabalhador, uma data que surgiu em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, em decorrência da luta dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho, que chegava a até 16 horas diárias.

Em Caieiras, a data costumava ser celebrada com uma programação oficial da Prefeitura Municipal, que oferecia festas no antigo MAC (Centro de Eventos “Ícaro DTO”).

Antigamente, a celebração era voltada para os funcionários da Cia. Melhoramentos, empresa que teve grande importância na história da cidade. Posteriormente, a festa foi estendida ao funcionalismo público e, mais recentemente, era aberta a todos os moradores da cidade, que podiam desfrutar de um dia de lazer, diversão e gastronomia em família. Prêmios e cestas básicas eram frequentemente ofertados por empresas aos trabalhadores presentes. Era também oferecida a oportunidade para que pessoas desempregadas cadastrassem seus currículos e participassem de processos seletivos no mesmo dia.

Festa do Trabalhador 2018. Foto: Reprodução/Facebook

No entanto, desde meados de 2021, a cidade não conta mais com o antigo MAC, que foi demolido pelo prefeito Gilmar Soares Vicente, o Lagoinha, com a justificativa de que o local seria utilizado para a construção de um piscinão para combater as enchentes que assolam a cidade. Atualmente, a cidade não tem nem um nem outro: nem o espaço de lazer, nem o piscinão prometido.

Apesar de a cidade não contar com uma programação oficial, a data não pode passar despercebida. É importante lembrar o significado e a importância do trabalho para a sociedade e parabenizar todos os trabalhadores pelo seu esforço e dedicação diária.

Em tempos difíceis, a celebração do Dia Internacional do Trabalhador pode ser uma oportunidade para refletir sobre as condições de trabalho no país e lutar por melhores condições e direitos. A data é um lembrete da importância de valorizar o trabalho e garantir a dignidade dos trabalhadores.

Parabéns Trabalhador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *