Após falhas, Tarcísio lança concessão da Linha 7-Rubi da CPTM
Na sexta-feira, 31 de março, a administração liderada por Tarcísio de Freitas (Republicanos) divulgou o edital de concessão da Linha 7-Rubi, que é a mais antiga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), após um dia de falhas operacionais que resultaram em novos inconvenientes para os passageiros.
Além disso, o projeto prevê a construção de um trem ligando Campinas à cidade de São Paulo.
A concessão será realizada através do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com duração de 30 anos. Isso implica que a nova empresa que assumir o serviço continuará recebendo pagamentos do governo após o início da concessão.
O governo Tarcísio prevê que o estado invista R$ 13,7 bilhões no projeto, segundo o edital – valor equivalente ao da construção de uma linha nova. Levará o contrato a empresa que oferecer o menor desconto em relação a este preço no dia do leilão, marcado para 28 de novembro, às 15h.
A Linha 7, que se estende desde a Estação Brás até a cidade de Jundiaí, na Grande São Paulo, é amplamente utilizada por moradores de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras para chegar à capital. A linha atende aproximadamente 5,5 milhões de usuários por mês.
A concessão abrange a operação de três serviços distintos: a Linha 7, o Trem Intermetropolitano (TIM) e o Trem Intercidades (TIC).